Doença Inflamatória Intestinal em crianças e adolescentes

 A doença inflamatória intestinal é uma doença crônica que acomete o trato digestivo. Os dois principais tipos desta doença são a retocolite ulcerativa e doença de Crohn. Nas duas, a superfície do intestino fica inflamada.

As causas continuam desconhecidas, entretanto, acredita-se que a doença se desenvolva em pessoas geneticamente predispostas associadas a fatores desencadeantes, provavelmente ambientais e/ou infecciosos.

A doença tem-se apresentado cada vez mais freqüente em crianças, sendo que em 20-25% dos casos já manifesta-se na infância e adolescência, onde geralmente tem um comprometimento mais agressivo e extenso comparado com adultos. Vários casos já são diagnosticados antes dos dois anos de vida.

Os sintomas mais comuns em ambas as doenças são diarreia e dor abdominal, frequentemente associadas a sangramentos, perda ou baixo ganho de peso e déficit de crescimento. Variam de leves, moderados a severos e podem diminuir durante as remissões.

O diagnóstico da doença é confirmado por avaliação clínica realizada pelo médico e uma combinação de investigações baseadas em exames laboratoriais, endoscópicos, radiológicos e biópsias das lesões.

O tratamento dos pacientes depende da gravidade e segmento do intestino acometido. Em geral, a maioria dos pacientes pode ser tratada em regime ambulatorial com medicamentos orais. Entretanto, alguns pacientes necessitam de medicamentos injetáveis por apresentarem doenças mais severas.