Intolerância à Lactose
A lactose é o principal carboidrato (açúcar) encontrado no leite e seus derivados. Para sua efetiva utilização pelo organismo, esse açúcar deve ser digerido pela enzima lactase, encontrada no intestino delgado dos humanos. A quebra da lactose pela lactase libera monossacarídeos (glicose e galactose) que serão absorvidos pelo intestino e utilizados como fonte de energia.
A intolerância à lactose é decorrente da dificuldade do organismo em digerir a lactose, devido à diminuição ou ausência de lactase. A falta dessa enzima favorece o acúmulo da lactose no intestino, onde atrai água, ocorre fermentação por bactérias, provocando diarréia, gases, cólicas e distensão abdominal. Os sintomas podem variar de acordo com a quantidade de lactose ingerida e o grau de deficiência da enzima.
Pesquisas demonstram que aproximadamente 70% da população adulta apresenta deficiência da enzima lactase, porém muitos não apresentam os seus sintomas. Algumas pessoas toleram certas quantidades de lactose, apresentando sintomas somente quando ingerem quantidades maiores deste açúcar. Como somos mamíferos, nascemos com muita lactase e só vamos desenvolver a intolerância bem mais tarde na vida, quando vamos perdendo essa enzima. A maioria dos indivíduos adultos permanece com apenas 10% da capacidade de produção da lactase em relação aos níveis observados durante o período de lactentes. As crianças pequenas só tem intolerância à lactose quando, por uma lesão intestinal extensa, perdem essa enzima. Isso ocorre nos casos de doenças, como as gastroenterites graves, por exemplo.
Uma vez diagnosticada a intolerância, pode-se evitar os sintomas limitando, ou em alguns casos, evitando produtos com leite ou derivados. Com o passar do tempo e uma adaptação aos hábitos alimentares, cada pessoa aprenderá sobre quais alimentos lácteos poderá ingerir sem ter sintomas indesejáveis. Existem leites e diversos produtos isentos de lactose que podem ser consumidos.
Outra forma de evitar os sintomas é experimentar os suplementos da enzima lactase, disponíveis no mercado. O medicamento deve ser ingerido junto com os laticínios.
Algumas doenças podem se manifestar com intolerância à lactose e apenas seu médico pode diagnosticá-las. Não esqueça de sempre consultar ajuda especializada e qualquer novo sintoma exige uma reavaliação.