O que é refluxo gastroesofágico?
O refluxo gastroesofágico é definido como a passagem involuntária do conteúdo gástrico (estomacal) para o esôfago. É um fenômeno fisiológico, normal, que ocorre várias vezes ao dia, em todos os indivíduos, tanto crianças quanto adultos, principalmente após as refeições. É mais frequente em crianças menores de 1 ano.
A maioria dos episódios de refluxo gastroesofágico são assintomáticos, breves e limitados ao esôfago distal, portanto, sem repercussão clínica. Em bebês, manifesta-se com regurgitação e ou vômitos. É normal vomitar e regurgitar nos primeiros meses de vida, se a criança estiver ganhando peso adequadamente e que não tenha sintomas, tipo dor ou azia. Esses bebês são chamados “vomitadores felizes”, pois vomitam ou regurgitam e estão sempre bem, sem sintomas e crescendo normalmente. A regurgitação tende a atingir seu auge aos quatro meses de idade, e a maioria dos bebês pára de regurgitar ao completar um ano.
Quando o refluxo gastroesofágico causa sintomas ou sinais sugestivos de complicações é chamado de doença do refluxo gastroesofágico. Os sintomas incluem irritabilidade excessiva, dor abdominal, dor retroesternal, azia, recusa alimentar, anemia e perda ou baixo ganho de peso.