Cocô do bebê: o que é normal

Seu bebê fica dias sem fazer cocô? O cocô está esverdeado? Você vê com frequência pedacinhos de comida?

As fezes nos primeiros dias de vida de um recém-nascido, não costumam variar muito de uma criança para outra. As primeiras eliminações são chamadas de mecônio, caracterizadas por fezes verdes, grudentas e difícil de limpar.

Após alguns dias, começam a clarear, tornando-se mais amareladas e mais líquidas. Entretanto, variações entre marrom, amarelo e verde, são inteiramente normais e, isoladamente, não significam nada em especial.

Em relação à frequência, bebês em aleitamento materno exclusivo podem evacuar a cada mamada, ou podem ficar até 10 dias sem evacuar, e ser inteiramente normal. Neste caso, mesmo após dias sem evacuar as fezes são moles e abundantes. Trata-se da Pseudo constipação do Lactente, podendo ocorrer até os 6 meses de vida em bebês que se encontram em aleitamento materno.

Normalmente, bebês em uso de fórmulas infantis apresentam fezes mais secas, mais duras e o ritmo intestinal passa a ser mais espaçado.

 Após a introdução alimentar como fica?

 Com a introdução dos alimentos sólidos ocorre uma mudança nas fezes, tanto em crianças em aleitamento materno, quanto em uso de fórmulas. O cocô do seu filho deixará de ser tão líquido e pode começar a apresentar pedaços de alimentos. Alguns alimentos influenciam mais a cor (como a beterraba), outros a frequência e consistência. Alguns remédios (como o ferro) também variam a cor.

Após um ano de idade o ideal é evacuar pelo menos uma vez ao dia, fezes formadas, de consistência firme, porém não ressecadas. Entretanto, o ritmo de evacuação, pode variar de acordo com cada criança, com cada faixa de idade, com cada padrão de alimentação.

Quando devemos nos preocupar?

Devemos estar atentos a mudanças do padrão, especialmente se forem agudas. É importante avaliar como está a criança, com a mudança observada, se apresenta algum sintoma como vômito, náusea, gases e distensão abdominal. Outros sintomas como assaduras, fezes avermelhadas, esbranquiçadas, com muco, podem indicar algum problema orgânico.