Óleo de coco pode fazer mal à saude

Um alerta da American Heart Association (Associação Americana do Coração),  que é a principal organização de saúde cardiovascular nos Estados Unidos, levanta suspeitas sobre o alimento do momento: o óleo de coco. Pesquisas científicas baseadas em evidência apontam que o óleo de coco pode ser tão prejudicial à saúde quanto a manteiga e a gordura da carne. Isto deve-se ao fato de que o óleo de coco é rico em ácidos graxos saturados.

Sabe-se que gorduras saturadas aumentam o LDL, o mau colesterol, que uma das principais causas das placas que obstruem as artérias e das doenças cardíacas. Estudos controlados demonstram que a redução no consumo de gorduras saturadas reduz os riscos de doenças cardiovasculares em aproximadamente 30%. Acontece que 82% dos ácidos graxos do óleo de coco são saturados.

A associação recomenda consumo moderado de óleo de coco, assim como de qualquer outro alimento rico em gordura saturada. As opções mais saudáveis são outros óleos vegetais, como o azeite de oliva e os óleos de milho, canola, girassol e soja.

Trending Cardiovascular Nutrition Controversies. JACC 2017; 69:1172 – 8 7.