Por que crianças e adolescentes precisam ser vacinados contra a Covid-19 se a doença é rara nestes públicos?

Quando comparamos a incidência da doença Covid-19 entre adultos e crianças/adolescentes, evidentemente que a população pediátrica foi muito menos acometida. No começo da pandemia, esta diferença em relação a número de doentes era muito maior, no entanto, observou-se, com o decorrer do tempo, um aumento progressivo da incidência da doença na faixa etária pediátrica. Isto ocorreu, ente outros fatores, pelo início da vacinação na população adulta.

Em relação aos óbitos, morreram no Brasil, durante a pandemia, mais de 3.000 crianças e adolescentes devido à Covid-19, o que representa um quantitativo superior a soma de mortes determinada por várias outras doenças prevenidas por vacinas neste período.

As consequências educacionais ocasionadas pelo afastamento da escola das crianças com Covid-19; a incerteza da repercussão clínica da Covid longa neste grupo populacional; a possibilidade de transmissão do Sars-Cov-2 da criança para um contactante adulto, são outras razões para a justificar a importância da vacinação pediátrica.

Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria